Conheça Cunha

A cidade de Cunha está localizada a cerca de 227 km da capital paulista, nas imediações da região conhecida como Alto Vale do Paraíba, entre as Serras do Mar e da Bocaina. Transformada em estância climática em 1948, oferece aos seus visitantes seus atributos naturais: clima, paisagem, cachoeiras, trilhas, flora e fauna, características da Mata Atlântica.

O município de Cunha, considerado um dos maiores do estado de São Paulo possui 1410,5 km2 de extensão. Incrustada em bela região com altitude que variam entre 900 a 1600 m. acima do nível do mar, Cunha é uma cidade que tem muitos atrativos naturais a oferecer aos turistas.

O município abriga o Parque Estadual da Serra do Mar, parte do Parque Nacional da Bocaina e é estratégico na formação da bacia hidrográfica do Paraíba do Sul, que banha o Vale e abastece o Rio de Janeiro.

Natureza

Esta região serrana é recortada por vários rios, entre eles o Jacuí, o Paraitinga e o Paraibuna. Por isso, a cidade abriga diversas cachoeiras de grande beleza, entre elas, as famosas cachoeiras do Pimenta e a do Desterro.

Para chegar a cada uma dessas cachoeiras, o turista deve percorrer trilhas que são consideradas pelos esportistas de nível médio de dificuldade.

Local ideal para descanso da agitação das grandes cidades e excelente opção de tranquilidade para quem busca o frio, o sossego das montanhas e a simplicidade da vida no campo. O município conserva suas tradições culturais e religiosas e seu folclore é rico e variado.

Um dos mais belos panoramas da Serra do Mar pode ser obtido por quem visita a Pedra da Macela, com seus 1830 m. de altura. Dali pode-se
avistar parte do litoral norte paulista e alguns importantes pontos turísticos do Rio de Janeiro, como Paraty e Angra dos Reis.

Gastronomia

Dos pratos típicos caipiras à delicada culinária contemporânea, os restaurantes de Cunha surpreendem por suas criações inspiradoras, que atraem turistas de todos os cantos do país.

A culinária se destaca pelos pratos típicos como canjiquinha, leitoa à pururuca, doces e biscoitos caseiros, queijos e iguarias. Vale ressaltar a sofisticação da truta, fondue e champignon que compõem um leque de atrações que surpreende o visitante de olhar apurado e paladar exigente.

Cerâmica

A tradição centenária da cerâmica primitiva feita pelas "paneleiras" e o artesanato reflete o jeito simples e verdadeiro de sua gente. Você pode visitar os vários fornos existentes que transformaram Cunha em polo de atração e ponto de referência, não só para ceramistas mas, também, para pessoas de outras áreas artísticas e culturais.

As cerâmicas de Cunha são famosas por sua beleza e originalidade.

A queima da cerâmica de alta temperatura em forno a lenha Noborigama envolve fatores de imprevisibilidade que escapam ao controle do ceramista. Abrir o forno e deparar com o resultado inesperado da ação do fogo é o grande momento que distingue a arte da cerâmica.

A retirada das cerâmicas do forno ao longo do dia é comemorada com a presença de amigos e visitantes em horários pré-determinados.

Descubra como é fácil nos encontrar!
Esperamos você.